Voltar
05/03/2018| Realizada em Guimarães nova técnica que evita a cirurgia de remoção de nódulos na mama

 



 
O procedimento, que não é muito frequente nos hospitais portugueses, foi feito através do Serviço de Imagiologia e realizado por um médico radiologista de intervenção.

De acordo com o hospital, o procedimento, denominado de Breast Lesion Excision System, apresenta várias vantagens, nomeadamente a fácil acessibilidade, tendo em conta que não necessita de sala de bloco operatório nem de apoio de médico anestesista, a boa tolerância da doente apenas com anestesia local, a incisão reduzida da pele (apenas seis milímetros), sem necessidade de sutura, a rapidez da técnica (no total cerca de 30 minutos) e ainda a possibilidade de a doente poder abandonar o hospital logo após o procedimento.
Outro ponto destacado pelo hospital, relaciona-se com os efeitos secundários do procedimento, que não são comparáveis aos de uma biópsia convencional, incluindo a possibilidade de um hematoma ou dor local, geralmente minimizados com a aplicação de gelo. No entanto, a unidade hospitalar refere que, na maioria dos casos, este tipo de complicações não se verifica.
As primeiras doentes submetidas a este procedimento já foram, entretanto, reavaliadas, quatro dias depois, não se tendo verificado quaisquer complicações, de acordo com a unidade hospitalar.
Fonte: SNS
http://www.vitalhealth.pt/saude/5831-realizada-em-guimar%C3%A3es-nova-t%C3%A9cnica-que-evita-a-cirurgia-de-remo%C3%A7%C3%A3o-de-n%C3%B3dulos-na-mama.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar