Voltar
06/02/2018| Programa internacional quer reduzir o número de erros em equipamentos médicos

 



 

O programa de investigação internacional "Medical Device Interoperability", coordenado pela Food and Drug Admnistration (FDA), tem como propósito salvar vidas através da redução de erros na utilização de dispositivos médicos, depois de um estudo que a uma análise a ordens de recolha de dispositivos. O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Campus (INES TEC) da Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto (FEUP) é a única equipa portuguesa a participar neste programa, que quer transformar a forma como os dispositivos médicos são desenhados, testados, comprados e usados.
Um estudo da FDA, realizado entre 2012 e 2015, também com a colaboração do INESC TEC, analisou 7.700 ordens de recolha de dispositivos e observou que 12% dessas ordens se deviam a problemas de software, muitos dos quais detetados através da interação entre os profissionais e o equipamento. A investigação indica ainda que em 2% dos casos esses dispositivos podiam fazer com que os profissionais de saúde tomassem decisões que colocavam em risco a vida dos pacientes. Face às conclusões do estudo o programa pretende agora transformar a forma como os dispositivos médicos são desenhados, testados, comprados e usados, de forma a reduzir o número de erros médicos.
Uma das principais preocupações do programa consiste em garantir que, quer o desenvolvimento, quer a produção desses equipamentos, sejam acompanhados de informação sobre características, desempenho e funcionamento, para que os profissionais possam usá-los de forma segura.
Segundo a equipa, os erros na capacidade de um sistema interagir e comunicar com outro, podem originar falhas de comunicação, impedindo um dispositivo de reagir adequadamente a um alarme originado por outro, por exemplo. Por outro lado, as diferenças nas unidades de medida de cada dispositivo podem criar discrepâncias no desempenho dos vários dispositivos.
Hospitais, cuidadores, empresas e outras organizações relacionadas com o tema também colaboram neste programa.
Leia a notícia em http://www.newsfarma.pt/noticias/6228-programa-internacional-quer-reduzir-o-n%C3%BAmero-de-erros-em-equipamentos-m%C3%A9dicos.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar