Voltar
11/06/2018| Portugal entra na rede de investigação translacional internacional EATRIS

 



 

Portugal acaba de integrar a European Infrastructure for Translational Medicine (EATRIS), uma rede europeia de investigação clínica e de Medicina translacional, tipologia de investigação que facilita a transferência das descobertas científicas para as práticas e intervenções no dia a dia. Esta investigação responde a dúvidas concretas colocadas pelo médico relativamente a situações clínicas específicas.
A presidente do Infarmed, Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, integra o Board of Governors (órgão de governação) em representação do ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes. Na reunião, que decorreu a 29 de maio em Paris, esteve também presente o Health Cluster Portugal.
Com a adesão à rede, que pode atrair mais investigação para Portugal, os centros especializados na área, hospitais e centros académicos clínicos portugueses vão poder candidatar-se e integrar projetos de investigação conjuntos. Desta forma, irão ter reflexos positivos: na sua capacitação, integração das melhores práticas e na sua promoção junto dos pares; no incremento da prestação de serviços científico-tecnológicos, sobretudo às multinacionais das áreas farmacêuticas, da biotecnologia e das tecnologias médicas; no incremento do acesso a fundos internacionais de I&D, designadamente a fundos provenientes de programas europeus e da indústria; na criação de emprego qualificado; e/ou na melhoria no acesso pelos cidadãos a terapias inovadoras, pela atração de ensaios clínicos para Portugal.
A EATRIS integra atualmente 12 países e mais de 80 infraestruturas de investigação europeias. A representação de Portugal poderá ser reforçada com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), cujos estatutos estão a ser ultimados. Enquanto 12.º membro da EATRIS, Portugal vai integrar a estrutura decisória da EATRIS, o Board of Governors, e participar de imediato em todas as suas tomadas de decisão.   
http://www.newsfarma.pt/noticias/6719-portugal-entra-na-rede-de-investiga%C3%A7%C3%A3o-translacional-internacional-eatris.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar