Voltar
18/09/2018| Optometristas querem diminuir lista de espera para consulta de Oftalmologia

 



 

Face esta situação, a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) vem defender a implementação de consultas de saúde da visão nos centros de saúde, para todas as idades e para todos os problemas visuais, tal como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em vez da criação de mais rastreios visuais.
Num comunicado divulgado à comunicação social, o presidente da APLO, Raúl Sousa, refere que “um mero rastreio apenas à ambliopia e só para crianças com dois e quatro anos de idade, tal como o que está a ser implementado pela Direção-Geral da Saúde, só vai contribuir para o agravamento da lista de espera para primeiras consultas de Oftalmologia”. “Só em 2017 ficaram por realizar 233.228 consultas”, alerta.
O presidente da Associação refere ainda que a atual “estratégia nacional para a saúde da visão abdica da implementação das recomendações da OMS e das boas práticas no resto mundo, em troca pelo experimentalismo de rastreios avulsos sem vislumbre da implementação de soluções que resolvam os problemas dos utentes de forma simples e imediata”.
A Associação que representa a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão em Portugal considera que a implementação de consultas de saúde da visão, nos centros de saúde, realizadas por um optometrista, permitiria uma redução significativa do impacto das doenças visuais, melhorando a prevenção, deteção e correção de erros refrativos de forma atempada. Por outro lado, esta medida iria resolver mais de 80 % dos problemas da saúde de visão de forma imediata.
Face as 233.228 consultas de Oftalmologia que ficaram por realizar em Portugal em 2017, os autores da Estratégia Nacional para a Saúde da Visão já tinham apresentado várias propostas, defendendo a criação de pontos de realização de primeiras consultas ao nível dos cuidados de saúde primários.
https://www.vitalhealth.pt/saude/6447-optometristas-defendem-implementa%C3%A7%C3%A3o-de-consultas-de-oftalmologia-nos-centros-de-sa%C3%BAde-para-diminuir-listas-de-espera.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar