Voltar
29/01/2018| Comparticipação da vacina contra a pneumonia sobe para 37%

 





 

Esta vacina é gratuita para todas as crianças nascidas desde 1 de janeiro de 2015, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV). Recebem ainda gratuitamente a vacina os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão.
No caso de crianças e adultos não abrangidos, o Estado comparticipava em 15% a aquisição da vacina nas farmácias, mas essa comparticipação subiu agora para 37%.
“Foi com enorme satisfação que recebemos a notícia do alargamento da comparticipação dos 15 para os 37%. Para além dos benefícios práticos – melhoria do acesso – o aumento da comparticipação da vacina reconhece o seu valor e reforça o seu papel fundamental na promoção da Saúde Pública”, afirma Isabel Saraiva, fundadora do Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA). “Fazemos da sensibilização da população, das autoridades e dos profissionais de saúde a nossa bandeira. Com o alargamento da comparticipação, aumenta, também, o número de pessoas que poderão beneficiar desta vacina. E quem mais vai beneficiar serão, sem dúvida, os grupos de risco, para quem já está indicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS)”, acrescenta.
Milhões de vidas têm sido salvas através dos programas de vacinação, que correspondem, em média, a apenas 0,5% dos orçamentos da Saúde. “Para os doentes com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas, a vacinação contra a pneumonia é obrigatória. Existem outros grupos, como os diabéticos ou os doentes cardíacos crónicos que também devem beneficiar da vacina antipneumocócica”, sublinha Isabel Saraiva. “A evidência demonstra a sua eficácia, nomeadamente na redução das exacerbações que são eventos graves com consequências imprevisíveis. Com o alargamento da comparticipação, alargar-se-á, também, o número daqueles que terão a oportunidade de se vacinar. Sem dúvida, um grande avanço e uma vitória para quem, como nós, tem no acesso à vacinação a sua grande batalha”.
http://www.vitalhealth.pt/saude/5688-comparticipa%C3%A7%C3%A3o-da-vacina-contra-a-pneumonia-sobe-para-37.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar