Voltar
03/09/2018| Até 2030, o cancro do pulmão vai matar mais mulheres do que o cancro da mama, revela estudo internacional

 



 

As conclusões são de um estudo internacional, publicado na revista científica Cancer Research, no último dia 1 de agosto.
Em 2015, já se verificou um aumento do número de mulheres vítimas de cancro no pulmão, por volta dos 15%. Agora, e de acordo com a investigação, estes números vão continuar a subir, ultrapassando mesmo os relativos ao cancro da mama.
“Embora tenhamos feito grandes progressos na redução global da mortalidade por cancro da mama, as taxas de mortalidade por cancro do pulmão entre as mulheres estão a aumentar em todo o mundo”, referiu o Prof. Doutor Jose M. Martínez-Sánchez, um dos investigadores envolvidos no estudo e diretor do Departamento de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística na Universitat Internacional de Catalunya (UCI Barcelona).
Para o estudo em questão, foram analisados 52 países em todo o mundo, tendo por base dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) entre 2008 e 2014. Ao todo, foram 29 da Europa, 14 da América, sete da Ásia e dois da Oceânia. Europa e Oceânia são as regiões onde se preveem taxas de mortalidade causadas por cancro do pulmão sejam mais altas.
“É socialmente mais aceitável que mulheres fumem na Europa e na Oceânia, o que pode explicar o motivo de estarmos a assistir a uma taxa de mortalidade por cancro do pulmão mais elevada nesses países”, explicou o especialista, acrescentando que “se não implementarmos medidas para reduzir os comportamentos nesta população, a mortalidade por cancro do pulmão irá continuar a aumentar em todo o mundo”.
Como o próprio estudo indica, este cenário reflete o declínio da mortalidade por cancro da mama justificada pelo mais fácil acesso a triagem e tratamento efetivo, em simultâneo com uma “epidemia do tabaco” em diversos países do mundo.
Aceda aqui ao estudo na íntegra.
Fonte: Diário de Notícias
http://www.mypneumologia.pt/internacional/843-at%C3%A9-2030-o-cancro-do-pulm%C3%A3o-vai-matar-mais-mulheres-do-que-o-cancro-da-mama,-revela-estudo-internacional.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar