Voltar
04/06/2018| APLL tem novo projeto para reabilitar o corpo e a mente




Dirigido pela Prof.ª Doutora Isabel Leal Barbosa, presidente da APLL(Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas), o projeto visa contribuir para o aumento progressivo da recuperação física e mobilidade, reduzir o isolamento social, bem como a fadiga dos doentes e sobreviventes oncológicos.
As aulas associadas ao projeto têm lugar duas vezes por semana, ao longo de uma hora, e são orientadas por monitores especializados que, para além da componente de treino físico, também promovem a entreajuda e a partilha de momentos e sentimentos por parte de todos os participantes. “Conseguir que estes doentes e sobreviventes venham até à associação e adiram ao projeto é o mais difícil, porque depois de cá estarem gostam e são assíduos”, afirma a Prof.ª Doutora Isabel Leal Barbosa.
Ainda que a APLL seja uma associação ligada à Hematologia, tem as portas abertas para receber todos os doentes e sobreviventes oncológicos que queiram participar no projeto. Para aderir ao projeto, basta apresentar uma declaração do médico assistente, atestando que o doente pode fazer reabilitação. A idade média das pessoas que frequentam estas aulas/sessões é de 50 anos e a maioria terminou os tratamentos de quimioterapia, pelo que procura regressar à sua vida normal.
http://www.myhematologia.pt/atualidade/item/245-apll-tem-novo-projeto-para-reabilitar-o-corpo-e-a-mente.html

 

Fonte texto e imagem: News Farma

Voltar