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Ao criar uma rotina de beleza coerente está a manter uma pele saudável no presente e a prepará-la para enfrentar melhor o futuro

Ao criar uma rotina de beleza coerente, incluindo proteção solar e limpeza, está a manter uma pele saudável no presente, mas também a prepará-la para enfrentar da melhor forma o futuro. Se não tem tempo para um ritual muito complicado, siga estes básicos. Um cuidado diário com a pele e algumas escolhas de estilo de vida podem ajudar a atrasar o processo de envelhecimento, prevenindo inúmeros problemas de pele.

1 – Evite as radiações solares:
Inúmeros anos de exposição ao sol podem causar rugas, manchas de envelhecimento e outros problemas de pele. Use sempre protetor solar (com pelo menos 15 de proteção) e não se esqueça de o reaplicar de duas em duas horas, ou mais. Se estiver a praticar desporto procure sombras e evite o sol entre as 10:00 e as 16:00, quando os raios ultravioleta estão mais fortes. Pode também ajudar a proteger a pele escolhendo roupa que a cubra , como t-shirts de mangas compridas, ou calças.

2 – Não fume:
Fumar faz com que a sua pele pareça mais velha e contribui para o aparecimento de rugas. Na verdade, fumar estreita os vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue, isto faz com que a pele receba menos oxigénio e nutrientes, que são importantes para uma pele saudável. Fumar também danifica o colagénio e a elastina – as fibras que oferecem resistência e elasticidade à sua pele.

3 – Cuide da sua pele:
Limpe, mas com suavidade. Limite o tempo de banho, tendo em conta que os banhos longos podem remover os óleos naturais da sua pele. Prefira também água morna e não quente. Evite sabonetes muito fortes e após o banho seque a pele com cuidado, mantendo alguma da hidratação na pele. Em último, mas não menos importante, hidrate a pele com um emoliente, que corresponda ao seu tipo de pele e, de preferência, opte por um creme de dia que contenha proteção solar.

4 – Mantenha uma dieta equilibrada:
Uma dieta pode ajudar a estar no seu melhor, mas também a parecer no seu melhor. Dê prioridade às frutas, vegetais, farinhas integrais e proteínas magras. A associação entre a nutrição e o acne não está comprovada, mas algumas pesquisas demonstram que uma dieta rica em Vitamina C e pobre em gorduras pouco saudáveis e em hidratos de carbono processados pode promover uma pele com um aspeto mais jovem.

5 – Controle o stresse:
Muita tensão, ou stress pode tornar a sua pele mais sensível e mais vulnerável a problemas de pele. Aprenda a gerir o stress organizando o seu dia a dia e respirando fundo. Não se esqueça que o exercício físico, ou uma prática mais relaxante como o ioga ou pilates podem ajudar a gerir a tensão.

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