Conhece os benefícios do selénio para a sua saúde?

O selénio é um mineral que existe na natureza, inclusivamente, no solo e nos alimentos. “Apesar de ser necessário em quantidades reduzidas, razão pela qual o designamos como micronutriente, o selénio é indispensável à saúde do organismo humano.

Ouve-se muito falar nos antioxidantes. Por que são tão importantes?

Nas inúmeras reações químicas que se processam no nosso organismo, contam-se também reações de oxidação que libertam radicais livres que, se não forem captados, acabam por ser prejudiciais para a saúde, afirma a nutricionista, sublinhando: "As proteínas, das quais o selénio faz parte, têm a função de captar os radicais livres, protegendo as células da oxidação. Este é um mecanismo que pode prevenir a manifestação de certas doenças, por exemplo, o cancro ou doenças cardiovasculares". 

E acrescenta:
"Se estas proteínas forem eficazes a combater o excesso de radicais livres ao nível celular, poderemos estar mais protegidos em relação a estas doenças".

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O que é o selénio e que função desempenha na saúde humana?

O selénio é um mineral que existe na natureza, inclusivamente, no solo e nos alimentos. “Apesar de ser necessário em quantidades reduzidas, razão pela qual o designamos como micronutriente, o selénio é indispensável à saúde do organismo humano, uma vez que é constituinte de algumas proteínas com funções muito importantes, nomeadamente: funções antioxidantes, funções no sistema imunitário e ainda na regulação de glândulas, designadamente, da tiróide”, indica a Dr.ª Cristina Arteiro.

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Existem sintomas associados à carência de selénio?

Segundo a Dr.ª Cristina Arteiro, os sintomas mais comuns da carência prolongada de selénio são:
  • Estado de fadiga;
  • Alterações da função da tiroide, nomeadamente, o hipotiroidismo;

  • Dificuldades de concentração e altera alterações ao nível do humor.

De uma forma geral, a carência de selénio provoca maior susceptibilidade do organismo a situações de doença.

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Qual é a dose diária recomendada de selénio?

A DDR de selénio depende da faixa etária. De acordo com a Dr.ª Cristina Arteiro, e considerando uma população saudável, sem carências nutricionais, a DDR de selénio é de:
  • 20 microgramas/dia, para crianças até dos 1 aos 3 anos;
  • 40 microgramas/dia, para adolescentes dos 9 aos 13 anos;
  • 55 microgramas/dia, para adultos.

Não existem diferenças na DDR de selénio dependentes do género.

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Quais os alimentos mais ricos em selénio?

"A castanha do Maranhão é referida como um dos alimentos com grande concentração de selénio. Alguns peixes como o atum, o bacalhau e o salmão, as carnes de vaca, peru e frango, assim como cereais e pão integrais têm um teor considerável deste micronutriente", indica a nutricionista, fazendo a seguinte ressalva:

"Interessa salvaguardar que a quantidade de selénio nos alimentos poderá variar de acordo com a maior ou menor presença deste micronutriente no solo onde cereais e vegetais são cultivados e que servem de pasto aos animais que entram na nossa cadeia alimentar".

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