As fases da pele da mulher

A pele protege-nos de agressões externas e é o primeiro ponto de contacto com as pessoas à nossa volta. É o maior e mais pesado órgão do corpo humano e compõe-se por três camadas: a derme, epiderme e hipoderme.

Fases da pele da mulher

A pele protege-nos de agressões externas e é o primeiro ponto de contacto com as pessoas à nossa volta. É o maior e mais pesado órgão do corpo humano e compõe-se por três camadas: a derme, epiderme e hipoderme.

Além de ter um papel importante em noções como a auto-estima e o bem.estar, a pele tem como funções proteger o organismo, regular a temperatura, a responsabilidade da percepção sensorial e uma importante função metabólica, com a produção de vitamina D.

A pele é objecto de particular atenção, sobretudo pelas mulheres, para quem os cuidados com este órgão fazem parte da rotina e dos hábitos do dia a dia, não só pela sua importância na aparência, mas pela saúde da pele em si. Também nos homens, para quem existe uma oferta cada vez maior de produtos para a pele, existe uma preocupação crescente com os cuidados a ter com a saúde deste órgão.

A pele do corpo requer cuidados diários para manter um aspecto e funcionamento saudáveis. A pele do rosto, por ser mais sensível e estar mais exposta, requer cuidados específicos, apropriados ao tipo de pele e idade, porque a pele vai mudando com o passar dos anos e o objectivo é que se mantenha com firmeza e luminosidade.

Ao longo da vida, a pele passa por diferentes fases e características, desde a juventude e auge da pele, com firmeza e luminosidade, muitas vezes marcada pelo excesso de oleosidade, até ao seu amadurecimento, e consequente aparecimento de rugas e perda de firmeza. É o chamado envelhecimento da pele, um processo normal e gradual, cuja progressão varia de pessoa para pessoa, dependente de um misto de factores externos e internos. Os chamados factores intrínsecos, são incontornáveis, e estão relacionados com a genética de cada indivíduo, o historial familiar e a idade. Estão ainda relacionados com este processo factores que podem ser alterados e ajustados ao longo da vida, como o aumento hormonal ou a alimentação, que afecta directamente o funcionamento da pele, já que este órgão necessita de nutrientes e uma pele com deficiências acaba por sofrer os efeitos do envelhecimento mais cedo. E, finalmente, os factores que têm que ver com o ambiente. Os principais são os raios solares, que podem ter um efeito nefasto para o envelhecimento da pele em termos de envelhecimento.

Ao longo de toda a vida são necessários alguns cuidados para proteger a pele, aplicáveis a mulheres e homens, sendo a protecção solar indicada por especialistas como fundamental e não só na altura de mais calor, mas ao longo de todo o ano, até porque vivemos num país com sol durante todo o ano. Mesmo na escolha de um creme anti-idade, é recomendado que se opte sempre por uma solução que integre protector solar. Além dos cuidados especiais a ter com o sol, há os cuidados de hidratação, pois uma pele hidratada consegue repara-se melhor. Finalmente, os cuidados específicos de prevenção e anti-idade, cada vez mais evoluídos e eficazes no que diz respeito aos resultados, os produtos resultantes de novos activos tentam combater vários aspectos no envelhecimento.

Por um lado tentam repor elementos de que necessitamos, como ácido hialuronico e  estimular a produção de colagénio, entre outros, para que o que acontece sobretudo na derme acontecer cada vez menos menos e com menor impacto para a pele. Este tipo de soluções procura dar condições nutritivas para a pele se reorganizar e se manter em forma por mais tempo e também para combater, por exemplo, radicais livres com os antioxidantes, componentes estruturais, eventualmente alguma acção de relaxamento da musculatura lisa para evitar as rugas de expressão. As novas linhas de tratamento da pele, além da hidratação, que é a parte adquirida, protegem, repõem substâncias importantes para a pele e com isso têm um efeito anti-idade.

Voltar ao início

As principais fases do envelhecimento da pele

20 anos – Hidratar e criar rotinas
Nesta fase a pele está no auge de frescura, firmeza e luminosidade. Caracteriza-se por ser lisa e regular, podendo ainda manifestar-se algum acne. Apesar de nesta fase não ser necessária qualquer prevenção anti-idade, devem começar a ser criados hábitos diários de cuidar a pele, privilegiando a limpeza e hidratação, ao acordar e deitar.

30 anos – Preservar e hidratar
A pele continua a ter frescura e luminosidade, mas começam a aparecer as primeiras irregularidades no rosto e rídulas nos cantos dos olhos. Começam a desenhar-se as primeiras futuras rugas, pelo que é nesta fase que devem começar a ser adoptados produtos de prevenção e anti-envelhecimento.

40 anos – Aumentar os cuidados
Os 40 anos trazem as rugas de expressão e rídulas, bem como outras marcas ou manchas difíceis de disfarçar. As fibras de colagénio enfraquecem e a pele começa a perder elasticidade e firmeza. É nesta fase que se começa a prestar mais atenção ao desenvolvimento de produtos para a pele com activos hidratantes e reafirmantes, como os de farmacêuticas que, pela sua experiência na Investigação, asseguram elevados padrões de controlo de qualidade. Além dos cuidados normais, agora com produtos anti-idade, a pele passa a precisar de tratamento à noite, limpeza de manhã e à noite, além de esfoliação semanal e máscara que estimule e firmeza. Nesta fase, convém começar a utilizar um produto de efeito reestruturante e não só apenas preventivo.

50 Anos – Nutrir
Depois da menopausa, a mulher começa a acelerar muito o processo de envelhecimento da pele algum suporte hormonal, a pele fica mais fina, perde a aderência aos tecidos e ao osso subjacente, e portanto a pele começa a cair e a formar rugas mais profundas. A não produção de estrogénios provoca um efeito de maior envelhecimento da pele, acompanhado do aumento de manchas e rugas. A pele necessita de mais nutrição e hidratação, devendo optar-se por produtos específicos para peles maduras, complementando com um regime alimentar rico em nutrientes necessários para esta fase da vida da mulher.

Voltar ao início