Pele de bebé: Como mantê-la perfeita.

“A pele do bebé é tão frágil quanto suave, por isso pede cuidados específicos. Funciona como barreira protetora e sofre alterações significativas durante o primeiro ano de vida. Químicos, perfumes, detergentes de roupa e loções podem causar irritações e assaduras. A boa notícia é que é muito fácil proteger a pele do seu bebé. Saiba como mantê-la limpa, saudável e equilibrada, sem cometer excessos. Lembre-se, menos é mais.”

O banho

Nos primeiros meses de vida os banhos de esponja são suficientes para assegurar a higiene do bebé e permitir que a sua pele retenha os óleos naturais. Mantenha a área da boca e da fralda limpas com ajuda de uma água de limpeza.
Para o banho opte por um creme de banho neutro, que não arda nos olhos e respeite o equilíbrio da pele do bebé. A temperatura recomendada para a água do banho do bebé é de 37ºC.

Voltar ao início

2 horas

As fraldas descartáveis absorvem a humidade particularmente bem, pelo que só se aperceberá de que estão molhadas quando estiverem saturadas. Para evitar este problema, verifique se a fralda está molhada de duas em duas horas, puxando-a com um dedo limpo para espreitar.

Voltar ao início

8 a 10

É o número de fraldas de que vai precisar, por dia, para evitar assaduras e manter a pele do bebé impecavelmente limpa. Deve mudar a fralda antes ou após cada refeição.

Voltar ao início

Desde o início

É importante proteger a pele do bebé contra possíveis agressores físicos, tendo sempre em mente que a espessura fina da sua pele permite a absorção de produtos que podem causar efeitos colaterais a nível sistémico, devendo protegê-la com um creme suave.

Voltar ao início

2 a 3 dias

É o tempo necessário para tratar uma irritação causada pela fralda através da aplicação de um creme barreira após cada muda. Se o seu bebé tem propensão a irritações cutâneas, sempre que possível deixe-o sem fralda para permitir que a pele respire livremente. Se o problema persistir, aconselhe-se com o seu pediatra. Para prevenir aplique creme muda fraldas em cada troca de fralda.

Voltar ao início

Roupa à parte

Lave a roupa do bebé e do berço separada da do resto da família, utilizando sempre um detergente hipoalergénico, sem perfume e evite amaciadores. Prefira peças de algodão, de forma a prevenir reações alérgicas.

Voltar ao início

SPF 15

Evite expor o bebé diretamente ao sol nas horas de maior calor. Durante o dia, sempre que estiver na rua, aplique protetor solar de origem mineral nas zonas expostas do corpo (braços, rosto, pescoço e pernas).

Voltar ao início