Press Kit

Perfil da empresa em Portugal

Em Portugal a Angelini Farmacêutica herdou as atividades da L. Lepori, adquirida em 1979 pela Angelini, e da Helsinn e da Helfarma, adquiridas em 2001.
O objectivo estratégico da Angelini Portugal, é ser reconhecida como uma das Companhias líderes na área de saúde e bem-estar. Este propósito reflete a ambição da Companhia em ter um papel significativo na sociedade portuguesa através de:
1) O desempenho no mercado dos cuidados de saúde
2) A procura da excelência em termos de recursos humanos.
A Angelini Farmacêutica é uma subsidiária de uma multinacional de origem Italiana. É uma companhia onde o maior peso ao nível da faturação cabe aos produtos de prescrição. Contudo, tem desenvolvido, desde há alguns anos, uma estratégia que a permite alargar as competências nas áreas de OTC e Mass Market, onde já assume posições de liderança em alguns mercados.
Esta diversificação permitiu à Angelini ter um número significativo de colaboradores, que neste momento são 132, e uma faturação na ordem dos 36 milhões de Euros por ano. A Angelini Farmacêutica é uma das principais subsidiárias no mundo. Este facto, em conjunto com os grandes pontos em comum históricos e culturais, que sempre existiram entre Itália e Portugal tornam a nossa presença em Portugal muito importante e “acarinhada” pela casa mãe.
A Angelini deseja também ser reconhecida pelos seus parceiros no mundo dos cuidados de saúde (i.e. Ministério da Saúde, Profissionais de Saúde e Pacientes) como uma Companhia Farmacêutica líder de mercado, devido à qualidade dos serviços que a Companhia lhes presta.

As nossas marcas

A Angelini é uma companhia que procura ter uma presença significativa nos mercados onde opera, quer ao nível dos produtos sujeitos a receita médica (Éticos), dos produtos não sujeitos (OTC’s) bem como no caso dos suplementos e cosméticos.
Está em Portugal há muitos anos e com um portfólio de produtos bastante diverso.
A Angelini Farmacêutica encontra-se posicionada no ranking nacional das primeiras 30 companhias farmacêuticas. Tem produtos líderes nas áreas do Sistema Nervoso Central, dos Anti-inflamatórios e dos Antibióticos, muito conhecidos pelos portugueses e procura um equilíbrio entre moléculas desenvolvidas pelo R&D internacional como o caso do Trazodone, do Moment e do Tantum e marcas que desenvolve localmente como é o caso do Quitoso, de Barral, Acutil e Optimus.
A diversidade de portefólio de produtos da Angelini e de marcas de qualidade reconhecida permite que as vendas da Angelini não estejam só concentradas numa única referência.
Os principais produtos em termos de vendas são: Barral, Trazodone, Tantum, Optimus e Acutil.

Missão

“Ser reconhecida como uma das companhias líder no mercado dos cuidados de saúde é o objectivo estratégico da Angelini Portugal, oferecendo produtos inovadores e de qualidade superior”

Este propósito reflete a ambição da Companhia em desempenhar com sucesso um papel de referência na sociedade portuguesa, não só através da atuação válida e ética no mercado em que opera, mas distinguindo-se igualmente pela construção da excelência em termos recursos humanos.
No mercado dos produtos Éticos a Angelini ambiciona posicionar-se entre as 30 maiores empresas do sector. O lançamento de novos produtos, a extensão das atuais linhas terapêuticas, e a realização de novos Acordos de Co-Promoção são as áreas de atuação delineadas para o cumprimento deste objetivo.
Ao nível do mercado OTC a meta almejada é figurar entre as 5 companhias de topo, sendo atualmente a empresa número um no mercado dos suplementos alimentares.
Para o reconhecimento da Angelini como uma das companhias líder de mercado, pelos agentes da área dos cuidados de saúde, será crucial a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pela Companhia.
Projeta-se para a Angelini uma atuação de âmbito global - ao nível dos produtos de prescrição médica (éticos), produtos dispensados pelos farmacêuticos (OTC, suplementos alimentares e cosméticos), empregando todos os recursos da organização e visando o acréscimo e rentabilização de sinergias.
Procuramos ativamente novos negócios em áreas ainda não exploradas pela Angelini, como as da exportação, do e-business e das Biotecnologias.
A Angelini empenha-se em criar um ambiente de trabalho “modelo” alicerçado na convicção de que as pessoas são o valor chave da empresa, e diligenciando sempre no sentido de reter os melhores profissionais. Embora o trabalho em equipa seja uma constante do dia-a-dia, o desempenho individual é reconhecido. A tomada de riscos e as iniciativas individuais são incentivadas, e apoiamos o direito à diferença, respeitando as opiniões de cada indivíduo.
Pretendemos oferecer desafios e oportunidades de desenvolvimento a todos os colaboradores, tendo em vista constituir uma equipa altamente competente, competitiva e orientada para a excelência.
Elegemos como nosso objetivo que todos os colaboradores da Angelini tenham orgulho em trabalhar na empresa.
Acreditamos que os fatores, seguidamente enunciados, dão um forte contributo para consolidar este sentimento.
Somos líderes nos mercados em que operamos.
A sociedade portuguesa reconhece o valor do nosso trabalho, bem como a nossa contribuição para minorar alguns dos problemas existentes, na área dos cuidados de saúde, a nível nacional.
Empenhamo-nos em que a ética estabelecida para o nosso modus-operandi resista incólume, em todas as ocasiões, ao mais minucioso escrutínio por parte dos nossos pares e da opinião pública em geral.

Construir o bem-estar é um compromisso social
As empresas desempenham um papel de relevo no processo de desenvolvimento económico, mas também, social e cultural, da comunidade. Na história da Angelini, existe uma característica diferenciadora - a inspiração do fundador, Francesco Angelini: na Angelini cremos que a nossa responsabilidade não cessa com o desenvolvimento, produção e disponibilização de produtos necessários à saúde e bem-estar das pessoas. É igualmente nossa responsabilidade contribuir ativamente para melhorar a qualidade de vida de todos, sobretudo daqueles que são económica e socialmente menos favorecidos.
A Fundação Francesco Angelini apoia a investigação farmacêutica e promove o desenvolvimento sustentável, através de atividades de ajuda humanitária dirigida sobretudo à infância e 3ª idade, e ainda de iniciativas de valorização de obras de interesse artístico e ambiental.
Foram estes os valores que permitiram à Angelini construir uma marca reconhecida e digna de confiança: Empenho, Transparência, Dedicação, Respeito pela comunidade.
Acreditamos que as empresas devem ter uma responsabilidade muito forte e desempenhar um papel ativo na sociedade civil e também no meio académico. Por exemplo, estamos já este ano na 7ª Edição do Angelini University Award, um concurso anual criado pela Angelini com o objetivo de estimular a aplicação, por parte da população universitária, dos conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projeto de cariz prático. O AUA é uma das iniciativas mais conseguidas não só porque consegue envolver um grande números de jovens universitários e de professores, mas principalmente porque é uma forma de dar uma primeira ideia aos jovens do como é a lógica empreendedora e como se deve trabalhar por projetos concretos. Esta é uma prática comum nos países Anglo-saxónicos, mais invulgar em Portugal.
Esta iniciativa da Angelini traduziu-se em alguns projetos de R&D que criaram oportunidades a jovens licenciados.

Grupo Angelini

A Angelini é um grupo internacional privado líder na área de saúde e bem-estar , em produtos farmacêuticos e de largo consumo.
Nascido em Itália no início do século 20, tem escritórios em 20 países e emprega cerca de  6000 pessoas.
Ao nível do sector farmacêutico, a Angelini tem uma presença direta em 17 países. Os seus produtos são comercializados no resto do mundo, graças a parcerias com empresas locais.
A área de R&D identificou alguns princípios ativos, como a benzidamina e trazodona que alcançaram importância a nível global. Atualmente esta área está envolvida em projetos de pesquisa nas áreas de:  inflamação e dor, CNS e doenças infecciosas.
Ao nível da área de prescrição, a empresa está focada nas seguintes áreas terapêuticas: dor e inflamação, doenças do Sistema Nervoso Central, controlo de infeções e doenças infecciosas.
Em Itália, a Angelini está entre as quatro maiores empresas em volume de vendas, sendo líder no sector da automedicação com marcas como Tachipirina, Moment, Tantum Verde e Amuchina.

Marcos importantes

1919 Francesco Angelini abre em Ancona um pequeno laboratório farmacêutico. O primeiro sucesso, logo após a guerra, é um reconstituinte para o tratamento da anemia, à base de vitamina B12, o Dobetin.
Nas décadas de 60 e 70
a Angelini inaugura a produção das primeiras moléculas originais, sintetizadas nos laboratórios do Grupo. É o início de uma série de descobertas, que conduzem à elaboração de princípios ativos registados em todo o mundo, entre os quais o anti-inflamatório benzidamina e o antidepressivo trazodone. Mais tarde (1985), a empresa apercebe-se das potencialidades do analgésico ibuprofeno e lança em Itália um medicamento de automedicação específico contra as dores de cabeça, o Moment. A introdução deste medicamento no mercado marca uma viragem no mercado da automedicação. Pela primeira vez em Itália, as técnicas de comunicação e de marketing são aplicadas a um produto farmacêutico.
Nos anos Noventa, a liderança no sector higiénico sanitário fortalece-se graças à constituição de uma "joint venture" com a Procter&Gamble. A multinacional americana coloca ao lado da marca internacional "Pampers" (fraldas para crianças) a "Lines" para os pensos higiénicos femininos, enquanto o fabrico da marca "Lines" das fraldas é concedido sob licença a outro grupo.
Em 2000, a Angelini acompanha atentamente as tendências do mercado. Adquire marcas líder em Itália como a Amukina e a Farmamed (desinfecção e primeiros socorros), investe nos medicamentos genéricos e entra na área dos suplementos alimentares e especialidades fitoterapêuticas (Body Spring).
Lançamento das moléculas inovadoras prulifloxacina, no tratamento das infecções bacterianas e mesilato de paroxetina, para estados depressivos.
Em 2001 adquire em Portugal a Helsinn Produtos Farmacêuticos e a Helfarma Produtos Farmacêuticos.
Nos últimos 10 anos, através de alianças estratégicas ou da compra de grupos farmacêuticos ou mesmo através da aquisição de participações, a Angelini passou a estar presente na Europa Central e de Leste, bem como na Grécia e na Índia.
2009 - Aquisição da companhia americana Alcavis, empresa que comercializa antissépticos e desinfectantes e da empresa paquistanesa Scharper Pakistan.
Em 2011 foi adquirida da P & G a marca Infasil, líder italiano em desodorantes e higiene pessoal. Também em 2011, a Angelini deu os seus primeiros passos na Turquia, com a aquisição da empresa farmacêutica Cinay Kimya Sanayi Ve Ticaret AS
Em 2012, o portfólio de produtos do grupo Angelini é enriquecido com marcas como ACE e Neoblanc (mercado de produtos para limpeza doméstica), adquirida pela Fater. O Grupo Perfumaria foi reforçado através da aquisição de uma participação da sociedade ITF, com escritórios na Itália e na Alemanha.
Desde 2014 que Bertani Domains passou a ser a empresa responsável pelas atividades do setor vitivinícola.