Press Kit

Perfil da empresa em Portugal

Em Portugal a Angelini Farmacêutica herdou as atividades da L. Lepori, adquirida em 1979 pela Angelini, e da Helsinn e da Helfarma, adquiridas em 2001.
O objectivo estratégico da Angelini Portugal, é ser reconhecida como uma das Companhias líderes na área de saúde e bem-estar. Este propósito reflete a ambição da Companhia em ter um papel significativo na sociedade portuguesa através de:
1) O desempenho no mercado dos cuidados de saúde
2) A procura da excelência em termos de recursos humanos.
A Angelini Farmacêutica é uma subsidiária de uma multinacional de origem Italiana. É uma companhia onde o maior peso ao nível da faturação cabe aos produtos de prescrição. Contudo, tem desenvolvido, desde há alguns anos, uma estratégia que a permite alargar as competências nas áreas de OTC e Mass Market, onde já assume posições de liderança em alguns mercados.
Esta diversificação permitiu à Angelini ter um número significativo de colaboradores, que neste momento são 132, e uma faturação na ordem dos 36 milhões de Euros por ano. A Angelini Farmacêutica é uma das principais subsidiárias no mundo. Este facto, em conjunto com os grandes pontos em comum históricos e culturais, que sempre existiram entre Itália e Portugal tornam a nossa presença em Portugal muito importante e “acarinhada” pela casa mãe.
A Angelini deseja também ser reconhecida pelos seus parceiros no mundo dos cuidados de saúde (i.e. Ministério da Saúde, Profissionais de Saúde e Pacientes) como uma Companhia Farmacêutica líder de mercado, devido à qualidade dos serviços que a Companhia lhes presta.

As nossas marcas

A Angelini é uma companhia que procura ter uma presença significativa nos mercados onde opera, quer ao nível dos produtos sujeitos a receita médica (Éticos), dos produtos não sujeitos (OTC’s) bem como no caso dos suplementos e cosméticos.
Está em Portugal há muitos anos e com um portfólio de produtos bastante diverso.
A Angelini Farmacêutica encontra-se posicionada no ranking nacional das primeiras 30 companhias farmacêuticas. Tem produtos líderes nas áreas do Sistema Nervoso Central, dos Anti-inflamatórios e dos Antibióticos, muito conhecidos pelos portugueses e procura um equilíbrio entre moléculas desenvolvidas pelo R&D internacional como o caso do Trazodone, do Moment e do Tantum e marcas que desenvolve localmente como é o caso do Quitoso, de Barral, Acutil e Optimus.
A diversidade de portefólio de produtos da Angelini e de marcas de qualidade reconhecida permite que as vendas da Angelini não estejam só concentradas numa única referência.
Os principais produtos em termos de vendas são: Barral, Trazodone, Tantum, Optimus e Acutil.

Missão

“Ser reconhecida como uma das companhias líder no mercado dos cuidados de saúde é o objectivo estratégico da Angelini Portugal, oferecendo produtos inovadores e de qualidade superior”

Este propósito reflete a ambição da Companhia em desempenhar com sucesso um papel de referência na sociedade portuguesa, não só através da atuação válida e ética no mercado em que opera, mas distinguindo-se igualmente pela construção da excelência em termos recursos humanos.
No mercado dos produtos Éticos a Angelini ambiciona posicionar-se entre as 30 maiores empresas do sector. O lançamento de novos produtos, a extensão das atuais linhas terapêuticas, e a realização de novos Acordos de Co-Promoção são as áreas de atuação delineadas para o cumprimento deste objetivo.
Ao nível do mercado OTC a meta almejada é figurar entre as 5 companhias de topo, sendo atualmente a empresa número um no mercado dos suplementos alimentares.
Para o reconhecimento da Angelini como uma das companhias líder de mercado, pelos agentes da área dos cuidados de saúde, será crucial a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pela Companhia.
Projeta-se para a Angelini uma atuação de âmbito global - ao nível dos produtos de prescrição médica (éticos), produtos dispensados pelos farmacêuticos (OTC, suplementos alimentares e cosméticos), empregando todos os recursos da organização e visando o acréscimo e rentabilização de sinergias.
Procuramos ativamente novos negócios em áreas ainda não exploradas pela Angelini, como as da exportação, do e-business e das Biotecnologias.
A Angelini empenha-se em criar um ambiente de trabalho “modelo” alicerçado na convicção de que as pessoas são o valor chave da empresa, e diligenciando sempre no sentido de reter os melhores profissionais. Embora o trabalho em equipa seja uma constante do dia-a-dia, o desempenho individual é reconhecido. A tomada de riscos e as iniciativas individuais são incentivadas, e apoiamos o direito à diferença, respeitando as opiniões de cada indivíduo.
Pretendemos oferecer desafios e oportunidades de desenvolvimento a todos os colaboradores, tendo em vista constituir uma equipa altamente competente, competitiva e orientada para a excelência.
Elegemos como nosso objetivo que todos os colaboradores da Angelini tenham orgulho em trabalhar na empresa.
Acreditamos que os fatores, seguidamente enunciados, dão um forte contributo para consolidar este sentimento.
Somos líderes nos mercados em que operamos.
A sociedade portuguesa reconhece o valor do nosso trabalho, bem como a nossa contribuição para minorar alguns dos problemas existentes, na área dos cuidados de saúde, a nível nacional.
Empenhamo-nos em que a ética estabelecida para o nosso modus-operandi resista incólume, em todas as ocasiões, ao mais minucioso escrutínio por parte dos nossos pares e da opinião pública em geral.

Construir o bem-estar é um compromisso social
As empresas desempenham um papel de relevo no processo de desenvolvimento económico, mas também, social e cultural, da comunidade. Na história da Angelini, existe uma característica diferenciadora - a inspiração do fundador, Francesco Angelini: na Angelini cremos que a nossa responsabilidade não cessa com o desenvolvimento, produção e disponibilização de produtos necessários à saúde e bem-estar das pessoas. É igualmente nossa responsabilidade contribuir ativamente para melhorar a qualidade de vida de todos, sobretudo daqueles que são económica e socialmente menos favorecidos.
A Fundação Francesco Angelini apoia a investigação farmacêutica e promove o desenvolvimento sustentável, através de atividades de ajuda humanitária dirigida sobretudo à infância e 3ª idade, e ainda de iniciativas de valorização de obras de interesse artístico e ambiental.
Foram estes os valores que permitiram à Angelini construir uma marca reconhecida e digna de confiança: Empenho, Transparência, Dedicação, Respeito pela comunidade.
Acreditamos que as empresas devem ter uma responsabilidade muito forte e desempenhar um papel ativo na sociedade civil e também no meio académico. Por exemplo, estamos já este ano na 7ª Edição do Angelini University Award, um concurso anual criado pela Angelini com o objetivo de estimular a aplicação, por parte da população universitária, dos conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projeto de cariz prático. O AUA é uma das iniciativas mais conseguidas não só porque consegue envolver um grande números de jovens universitários e de professores, mas principalmente porque é uma forma de dar uma primeira ideia aos jovens do como é a lógica empreendedora e como se deve trabalhar por projetos concretos. Esta é uma prática comum nos países Anglo-saxónicos, mais invulgar em Portugal.
Esta iniciativa da Angelini traduziu-se em alguns projetos de R&D que criaram oportunidades a jovens licenciados.

Angelini Farmacêutica

Angelini é um grupo internacional privado - líder em saúde e bem-estar. O seu trabalho está direcionado para ajudar doentes, médicos e cuidadores na luta contra doenças.
Angelini dá atenção permanente às áreas de dor e inflamação, saúde mental e doenças infecciosas.
Fundada na Itália no início do século 20, Angelini tem atividades de indústria farmacêutica em 18 países , emprega mais de 3.000 pessoas e tem uma faturação de mais de 870 milhões de euros.
A Angelini é uma empresa farmacêutica integrada com programas de Investigação e Desenvolvimento abrangentes e reconhecidos, além de instalações de produção de classe mundial e atividades de marketing internacional de compostos-chave e medicamentos líderes em diversas áreas. Parcerias estratégicas com empresas internacionais completam e ampliam as áreas geográficas onde a Angelini atua.