Voltar
31/07/2017| Rede nacional de ambulâncias chega a todos os concelhos de Portugal Continental

 

O país atinge assim um marco há muito ambicionado na emergência médica pré-hospitalar: todos os 258 concelhos de Portugal Continental vão passar a ter uma ambulância do INEM.
Numa cerimónia que decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Golegã, presidida pelo Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, o INEM assinou 17 protocolos com corporações de bombeiros, para a constituição de novos PEM. No total são 17 concelhos, distribuídos pelos distritos de Viseu, Aveiro, Évora, Santarém, Beja, Portalegre e Faro, que passam a dispor de um PEM.
As novas ambulâncias vão permitir, desta forma, uma cobertura de 100% do território continental e, consequentemente, uma resposta adequada aos pedidos de socorro recebidos pelo INEM.
A concretização da rede de ambulâncias PEM implicou o investimento de 850 mil euros por parte do INEM, para subsidiar a aquisição e o equipamento das ambulâncias, a que se juntam cerca de 500 mil euros anuais para funcionamento dos novos postos. O Instituto pagará ainda um prémio de saída aos Corpos de Bombeiros por cada vez que as ambulâncias forem acionadas para acudir a situações de emergência médica.
As ambulâncias de socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. O equipamento de que dispõem permite a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com desfibrilhador automático externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.
Leia a notícia aqui: http://www.newsfarma.pt/noticias/5602-rede-nacional-de-ambul%C3%A2ncia-chega-a-todos-os-concelhos-de-portugal-continental.html

 

 

Fonte Texto e Imagem: News Farma

Voltar