Voltar
06/06/2017| Programa abem: mais de 19.000 medicamentos doados a famílias carenciadas

No primeiro ano do programa, foram doados 19.179 medicamentos.
O objetivo do programa é permitir o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Qualquer pessoa em situação de carência é referenciada ao programa pelas entidades locais (juntas de freguesia, câmaras municipais, IPSS e outras instituições). Depois de referenciado o beneficiário tem acesso ao Cartão abem que passa a cobrir o valor do medicamento não comparticipado pelo Estado. As despesas do programa são cobertas por uma campanha permanente de fundraising.
Os números do programa são surpreendentes. O abem já apoia 920 famílias, o que se traduz em mais de 2000 beneficiários. Destes, um quarto são crianças.
O programa ainda está em fase-piloto em seis distritos do país - Porto, Viseu, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal - mas prevê-se que seja alargado a todos os distritos e regiões autónimas. Assim, estima-se que chegue aos 5.000 beneficiários no final deste ano, subindo para os 25.000 e 50.000 em 2018 e 2019, respetivamente.
O primeiro aniversário do abem é celebrado com o mote “A união é a força da mudança”, já que para a Associação Dignitude, promotora do programa, “o facto de haver hoje mais pessoas para quem tomar os medicamentos deixou de ser uma opção feita em detrimento de outras, deve-se ao trabalho desenvolvido por uma rede de parceiros.”
A associação adiantou também que foram desenvolvidas várias iniciativas solidárias tendo em vista “oferecer soluções a beneficiários cujos problemas, infelizmente, não se esgotam com a adesão ao Programa. Antes enfatizam a sua necessidade".
Leia a notícia aqui: http://www.vitalhealth.pt/saude/4954-programa-abem-mais-de-19-000-medicamentos-doados-a-fam%C3%ADlias-carenciadas.html

 

Fonte Texto e Imagem: News Farma

Voltar