Voltar
13/09/2017| Número de suicídios em Portugal é superior à média global

O suicídio representou a 17.ª causa de morte a nível mundial, chegando mesmo a ocupar o segundo lugar da lista na faia etária entre os 15 e os 29 anos.
No total são perto de 800 mil as pessoas que decidem por fim à vida, anualmente. A OMS revela que é na Europa que se regista a mais alta taxa de suicídio (14,1 por cada cem mil habitantes), à frente de regiões como a África (8,8), Américas (9,6), Sudeste asiático (12,9), Mediterrâneo Oriental (3,8) ou Pacífico Ocidental (10,8).
Dentro da região Europa, Portugal está ligeiramente abaixo da média europeia mas acima da média global, tendo registado, em 2015, uma taxa de 13,7 mortes por suicídio por cada cem mil habitantes, o que significa, tendo em conta os cerca de dez milhões de habitantes, que cerca de 1.370 pessoas ter-se-ão suicidado.
A propósito destes números e tendo em conta que no próximo domingo se assinala o Dia Internacional da Prevenção do Suicídio, a OMS aproveitou para atualizar o seu guia com recomendações para os órgãos de comunicação social. Entre os principais avisos, a OMS destacou o papel dos jornalistas em transmitir a mensagem de que é importante procurar ajuda e o cuidado que deve ser tido em conta na hora de entrevistar familiares ou pessoas próximas de alguém que se suicidou.

 

Fonte Texto e Imagem: News Farma

Voltar