Voltar
10/10/2017| Crianças até 10 anos com diabetes tipo 1 terão acesso gratuito às bombas de insulina

Serão disponibilizadas ao todo 640 bombas.
Depois de um atraso no processo, por causa da impugnação do concurso para aquisição de bombas de insulina para todas as crianças com diabetes tipo 1 com menos de 10 anos, em breve os hospitais vão poder encomendar estes dispositivos que melhoram em muito a qualidade de vida dos doentes.
Conforme explanado num despacho assinado em outubro do ano passado, as bombas de insulina seriam distribuídas por todas as crianças com menos de 10 anos insulinodependentes até ao final do ano de 2017. Esse mesmo despacho determina o acesso ao tratamento com dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina (PSCI), com o objetivo de assegurar a cobertura de toda a população elegível em idade pediátrica (até aos 18 anos) até ao ano de 2019, sendo que em 2018 serão abrangidas todas as crianças até aos 14 anos.
Esta medida surge após a denúncia na página de Facebook da Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD), que manifestou “a sua preocupação perante o atraso no fornecimento de bombas de insulina para a diabetes tipo 1”.
A Associação Protectora de Diabéticos de Portugal (APDP) congratula-se “com esta decisão” e acredita que “só será possível a sua concretização através da mobilização de todos os centros de colocação de bombas do país, sob uma orientação clara do secretário de Estado da Saúde”. Conforme explica a Associação num comunicado na sua página de Facebook, “a APDP continuará a cumprir a sua missão de luta pelo acesso aos melhores meios de tratamento da diabetes”.


Notícia original: http://www.mydiabetes.pt/sistema-de-sa%C3%BAde/595-crian%C3%A7as-at%C3%A9-10-anos-com-diabetes-tipo-1-ter%C3%A3o-acesso-gratuito-%C3%A0s-bombas-de-insulina.html

 

Fonte Texto e Imagem: News Farma

 

Voltar