Voltar
25/07/2017| Campanha de vacinação gratuita para o vírus da hepatite A na zona do Porto

A iniciativa decorre durante este mês de julho e destina-se sobretudo a homens que têm sexo com homens.
Esta ação surge na sequência do surto de infeção pelo vírus da hepatite A associado ao contacto sexual em vários países europeus, incluindo Portugal, sobretudo na região da grande Lisboa, mas que, garante o coordenador dos projetos de rastreio da Abraço, Pedro Morais, está a estender-se ao norte do país.
A hepatite A, uma infeção viral que causa a inflamação aguda do fígado, transmite-se pela ingestão de água e alimentos contaminados ou através de práticas sexuais de risco. Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados no início de junho, apontavam a existência de 280 casos confirmados em Portugal, a grande maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Em declarações à Lusa, Pedro Morais explica que a campanha se destina, principalmente, a homens que têm sexo com homens, devido à “concentração de incidência”, mas que todas as pessoas que detenham comportamentos sexuais de risco podem ser vacinadas gratuitamente.
Este sábado, dia 22 de julho, a unidade móvel vai estar junto ao Túnel de Ceuta (00h00 – 01h45) e ao bar Zoom (02h00 – 05h00), no Porto. Dia 29 de julho regressa à cidade, desta vez à Galeria Paris entre as 21h30 e as 03h00 para concluir esta campanha de vacinação. As vacinas estão também disponíveis no Centro Comunitário +Abraço, no Porto, de segunda a sexta-feira, entre as 12h00 e as 20h00 horas, até ao final do mês de julho.

 

Fonte Texto e Imagem: News Farma

Voltar