Voltar
22/11/2017| 25% dos portugueses com mais de 70 anos estão preocupados com doenças cardiovasculares

No entanto, o topo da lista de inquietações dos idosos, no que à Saúde diz respeito, é ocupado pelas doenças oncológicas e diabetes.
De acordo com o estudo, o primeiro dirigido especificamente a pessoas com mais de 70 anos, cerca de 26 por cento dos inquiridos revela estar preocupado com uma doença cardiovascular como hipertensão arterial, trombose, enfarte do miocárdio, cardiomiopatia, doenças das válvulas do coração ou insuficiência cardíaca congestiva. No entanto, a população idosa inquirida destaca o cancro e a diabetes como as doenças mais preocupantes.
Citado em comunicado de imprensa, o Dr. Rui Campante Teles, coordenador da iniciativa Valve for Life revela que perante os novos dados, a APIC deve “reforçar a aposta em campanhas de sensibilização não só para os fatores de risco da doença cardiovascular, numa perspetiva preventiva, mas também para a valorização correta da gravidade das doenças do coração que são a segunda causa de mortalidade em Portugal”.
O estudo indica também que apesar da esmagadora maioria dos inquiridos (85 %) saber que o coração tem válvulas, só metade sabe que existem doenças das válvulas, e apenas 18,3 % das pessoas com mais de 70 anos já ouviu falar de estenose aórtica, a principal doença valvular que é potencialmente fatal. “Sabemos hoje que temos de encontrar estratégias mais eficazes para aumentar o conhecimento sobre a estenose aórtica, uma doença grave que afeta um em cada 15 portugueses com mais de 80 anos, limitando as suas capacidades e qualidade de vida”, explica o Dr. Lino Patrício, presidente da campanha de consciencialização nacional “Válvula para a Vida”.
Estas são as principais conclusões do estudo realizado pela empresa Spirituc, por questionário telefónico, a uma amostra de 300 pessoas com mais de 70 anos, residentes em Portugal Continental, em outubro deste ano.


Notícia original em http://www.newsfarma.pt/noticias/5967-25-dos-portugueses-com-mais-de-70-anos-est%C3%A3o-preocupados-com-doen%C3%A7as-cardiovasculares.html

 

Fonte Texto e Imagem: News Farma

Voltar